sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aula Prática para o ensino do Sistema Urinário


PASSO A PASSO DA AULA PRÁTICA:


Primeiramente professor, você deve preparar o material da sua aula em casa... vá até um açougue e compre rins de porco. Quantos? Você deve perguntar.
Bem, vamos pensar: você usará meio rim para cada grupo de cinco alunos, logo se sua turma tem 30 alunos, você usará 6 metades, ou seja, 3 rins.
Não se preocupe com o preço, definitivamente é bem barato e exatamente por esse motivo não compre apenas 3, pois ao cortá-los ao meio você poderá estragar algum, então compre 4 ou 5.
Se você têm duas turmas você pode reutilizar os rins usados com a outra turma mesmo que a aula não seja no mesmo dia. Basta transportá-los em uma bolsa térmica e congelá-los ao chegar em casa.
Os rins devem permancer congelados até um dia antes da prática. O ideal é retirá-los do congelador pela manhã e deixar que descongelem ao longo do dia naturalmente ou durante a noite se sua aula for a tarde.
Depois de descongelá-los, corte-os ao meio de modo que eles fiquem assim:


  Com esse corte você poderá orientár os alunos para observação dos cálices renais, artéria renal, pirâmide de Malpighi, córtex renal, pelve renal (baciente) e o que mais desejar.
Tudo pronto? Cortadinho e lavado?
Se falta um tempinho para aula coloque-os em um saquinho e deixe-os na GELADEIRA, eu disse geladeira e não congelador!
Na hora de transportar coloque-os em uma bolsa térmica com saquinho e tudo.
Hora de sair? Ainda não!
Você deve ter um recipiente ou substrato para colocá-los sobre a bancada do laboratório e algumas sugestões são: Pratos descartáveis pequenos, bandejas de plástico ou até mesmo uma folha de papel alumínio. Lembre-se ainda de ter um recipiente para água que você possa utilizar para molhar os rins durante a aula, para que eles não fiquem ressecados, um pissete é o ideal, mas pode utilizar outras coisas que sua criatividade julgar eficiente!
Ao chegar no laboratório, você  deve organiá-los para receber seus alunos:  Agrupe os bancos para grupos de cinco pessoas e coloque uma bandeja por grupo, assim eles se organizarão mais rápido ao entrarem.
Um desenho no quadro é muito importante para ajudar na compreensão: Faça um desenho simples do rim e puxe setas e identifique com o nome as estruturas que serão obeservadas durante a aula. O desenho também ajuda se você for pedir para eles desenharem no caderno, o que estão vendo no rim sobre a mesa, mas nesse caso, você deve ressaltar que o desenho no quadro serve apenas de exemplo e não deve ser copiado, o que deve ser desenhado é o rim de porco sobre a mesa.

Bem, acho que é isso... desejo uma boa aula para você e para os seus alunos, fico contente se pude ajudar em algo e só peço que me mande um e-mail caso faça essa aula, apenas me contando de que cidade você é.
Bio beijos e em caso de dúvidas, estarei por aqui!

10 comentários:

  1. Olá também sou bióloga e possuo um blog http://lelaorca.blogspot.com . Amei a sugestão da aula prática com os rins irei aplicar também em minhas aulas com minhas turmas.
    Parabéns pelo belo trabalho e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sugestão. Práticas que não são caras e com certeza mto didáticas. Os alunos nunca esquecerão. Só não sei se conseguirei o rim no açougue assim tão fácil, será?

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor anônimo!!
    Fique tranquilo que encontrar os rins no açougue não é uma tarefa difícil, tem bastante gente que consome ele refogado com tomate e cebola e por isso a venda é comum.
    Caso não encontre no açougue procure em frigoríficos eles sempre tem e vendem na quantidade que desejar.
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Adorei vou realizar esta aula dia 08/08/2011, boa sorte para mim.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!
    sou aluna do 2 ano do ensino médio , preciso fazer um seminario sobre sistema excretor e achei a experiencia otima pra poder tirar uma nota alta :D
    muito obrigado e parabéns..

    ResponderExcluir
  6. gostei muito porque tira muitas duvidas que estudantes tem sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  7. adoreiii!!!brigadão era disso q eu estava precisando

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elaine. Quero realizar essa prática utilizando rins bovinos. Comprei um para fazer em casa primeiro, e ao cortar o rim no sentido indicado deparei com grande camada de gordura. Isso é comum no rim bovino?

    ResponderExcluir
  9. uhuuu vlw foi muito importante pra minha experiência sobre o sistema excretor do porco :D
    obrigado professora Elaine

    Abner Ruan

    ResponderExcluir